Consulta Pública do plano nacional do Livro e Leitura abre prazo até 8 de agosto

Consulta Pública do plano nacional do Livro e Leitura abre prazo até 8 de agosto

 Consulta Pública do plano nacional do Livro e Leitura abre prazo até 8 de agosto

Cidadãos podem enviar sugestões para o novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) 2025-2035 e contribuir para o desenvolvimento da leitura no Brasil.

Os Ministérios da Cultura e da Educação lançaram uma consulta pública para o novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) 2025-2035. O objetivo é coletar a opinião da população sobre as ações necessárias para impulsionar o desenvolvimento da leitura no Brasil. As sugestões podem abranger temas como livros, leitura, literatura, escrita e bibliotecas, e irão guiar a elaboração do PNLL para os próximos dez anos.

A participação está aberta na plataforma Participa + Brasil e se estende até o dia 8 de agosto de 2025.

Entenda o Plano Nacional do Livro e Leitura

O PNLL é um conjunto abrangente de políticas e ações que buscam valorizar o livro e a leitura, sendo implementado tanto pelo Estado quanto pela sociedade. Ele serve como um guia para que estados, municípios, o Distrito Federal e a sociedade civil possam fomentar o livro, a leitura e a literatura em suas respectivas regiões. Além disso, o documento orienta sobre o uso de novas leis e instrumentos de gestão cultural aprovados a partir de 2023.

A consulta pública enfatiza a necessidade de “promover o melhor uso desses recursos tanto financeiros quanto de gestão, em prol da leitura, da ampliação do número e qualificação das bibliotecas, dos eventos literários, mediação de leitura, da circulação de escritores e escritoras, da publicação e formação em escrita, entre tantos outros”.



Por Agência Brasil -

 

Postar um comentário

0 Comentários