Unidade anexa ao Hospital de Base garante assistência diária e especializada; serviço também inclui diálise peritoneal domiciliar e implante de cateter.
Por Lara Lívia / Secom/Gov-RO
O Centro de Diálise Madeira Mamoré (CDMM), em Porto Velho, oferece atendimento 24 horas para pacientes renais crônicos ou com quadros clínicos agudizados. A unidade, anexa ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, funciona com plantão permanente da equipe de nefrologia, composta por médicos, enfermeiros e técnicos especializados. O objetivo é garantir o atendimento imediato a casos de urgência e promover o cuidado integral.
Localizado na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3766, bairro Industrial, o CDMM atende diariamente uma média de 17 a 25 pacientes apenas na sala de diálise. Quando somados os atendimentos realizados em leitos de UTI, o número chega a uma média de 32 a 45 pacientes por dia. Entre os beneficiados estão pacientes encaminhados por unidades como o Hospital de Base, Pronto-Socorro João Paulo II, Cemetron, Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) e Hospital Infantil Cosme e Damião.
Para o governador Marcos Rocha, o serviço reforça a rede estadual de saúde. “Nosso foco é um sistema acessível e eficiente, que atenda com dignidade os rondonienses”, afirmou.

Diálise peritoneal domiciliar oferece mais liberdade aos pacientes
Além da hemodiálise convencional, o CDMM também disponibiliza a modalidade de diálise peritoneal domiciliar. O tratamento pode ser feito na casa do paciente por ele mesmo ou por um cuidador treinado, com supervisão da equipe de nefrologia. A técnica proporciona maior autonomia, conforto e qualidade de vida ao paciente, evitando deslocamentos frequentes às unidades de saúde.
“Somos referência em nefrologia no estado. Oferecemos treinamento e acompanhamento completo aos pacientes que optam por esse tipo de tratamento”, destaca o diretor do CDMM, Gilmar Meireles. O serviço pode ser solicitado por meio da unidade de saúde vinculada. Após a emissão do laudo médico, o documento deve ser enviado para o e-mail: regulanefro@gmail.com, passando por avaliação social e regulação.
O Hospital de Base também realiza o implante do cateter de Tenckhoff, acesso necessário para o procedimento de diálise peritoneal.
Ariquemes também conta com Centro de Diálise com atendimento ambulatorial
No município de Ariquemes, o Centro de Diálise (CDA) oferece serviços ambulatoriais em nefrologia, com foco em pacientes crônicos regulados por unidades hospitalares e UTIs. Atualmente, 200 pacientes fixos realizam hemodiálise três vezes por semana no local, que funciona das 7h às 19h. O CDA está localizado na Avenida Capitão Silvio, nº 3578, Apoio Rodoviário Sul.
0 Comentários